Home » , , , , » Exercícios físicos que melhoram a vida sexual

Exercícios físicos que melhoram a vida sexual

Não é só sua saúde, corpo e cabeça que ganham em qualidade com a corrida. Sua vida sexual também!



Cobranças no trabalho, problemas financeiros, trânsito caótico… O que não faltam na rotina diária são fatores que sugam as energias físicas e mentais. E a indisposição afeta diversos aspectos da vida, especialmente, o sexual. Com a cabeça cheia, pode ser difícil permitir que o desejo aflore. Mas que tal calçar seus tênis e investir na corrida para tirar o desejo do nível do chão e levantar a libido?
Adeus, sedentarismo!

Recentemente, um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, com 250 homens e mulheres, descobriu que pessoas que fazem atividade física diária por cerca de 40 minutos têm, em média, duas vezes mais desejo sexual e fazem o dobro de sexo em relação às que caminham ou correm por apenas 20 minutos.




O que espanta é que nem houve uma comparação de desempenho com indivíduos sedentários. Acredita-se que o poder de “Viagra® natural” da corrida se deve à melhora dos níveis e desempenho de hormônios como a endorfina e a testosterona; esse último nos homens.

O primeiro tem grande participação nos processos cerebrais, que resultam em sensações de prazer e bem-estar, por isso se manifesta tanto durante atividades físicas quanto no momento do orgasmo. Já exclusivamente para o sexo masculino, a testosterona, fundamental para se ter desejo, tende a cair em condições de estresse e tem reação inversa num corpo não sedentário.


Falando de hormônios
Claro que a disposição para o sexo envolve outras questões, como fatores psicológicos e comportamentais. Mas, no que diz respeito às substâncias do sistema endócrino, a corrida é sim um poderoso remédio contra o tédio.
“Realizar exercícios moderados, três ou quatro vezes por semana, libera e equilibra os níveis de endorfina no cérebro, melhorando a libido”, afirma o coordenador de fitness Marcos Ayran, da Academia K2. O estresse vai embora, enquanto você corre para o prazer.

Pacote de satisfação
Tão importante como colocar a cabeça em ordem são os resultados que a malhação traz ao corpo. A boa forma é um fator excitante e o bom condicionamento pode ser percebido em meio aos lençóis. E aqui a questão não é atender aos padrões culturais de beleza, mas favorecer uma aceitação da autoimagem.
Para fazer as pazes com a silhueta e aumentar a autoconfiança, dedique-se de 30 a 60 minutos ao dia, três ou quatro vezes por semana, a atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e natação. O corpo fica mais definido quando se intercala essa rotina com musculação. As forma mudam depois de dois ou três meses de treino regular.



Evolução gradativa
Quer começar? O segredo é ir se adaptando aos poucos. Comece caminhando, aumente o ritmo das passadas e, depois, intercale-as com pequenos períodos de trote. “O progresso na intensidade dos exercícios depende do quanto o praticante se sente confortável, mas sem, jamais, ignorar os limites do corpo para evitar lesões”, orienta Marcos.

Roteiro prático
A promessa de uma vida sexual mais satisfatória renovou sua disposição para vencer o sedentarismo correndo? Ótimo! Mas, antes, gaste um tempinho para se preparar – é necessário e não vai diminuir sua empolgação.



1º Faça uma avaliação física e médica.
2º Defina o treino ideal com um educador físico, que também orientará sobre postura e outros detalhes.
3º Escolha um pisante adequado. Observe se o tênis é confortável, flexível, se está adequado ao seu pé e permite ventilação.
4º Vista-se com roupas leves, que permitam transpirar. As mulheres não devem se esquecer de usar tops, que dão sustentação aos seios.
5º Comece caminhando por 30 minutos, 2 ou 3 vezes por semana, em dias alternados.
6º Quando se sentir preparado, intercale as caminhadas com trotes leves.
7º Aumente a duração do treino quando estiver correndo confortavelmente durante 60% do tempo. “Por exemplo, se você se exercita durante 30 minutos, 18 deles precisam ser correndo, ainda que divididos em períodos de trotes. Só então avance para 40 minutos”, explica o personal trainer Beto Nascimento.
8º Os intervalos entre os treinos são importantes para que não haja sobrecarga nas articulações e partes moles.
9º Lembre-se: equilíbrio! Nada de exageros, pois podem causar danos ao organismo e, inclusive, prejudicar a produção de hormônios sexuais.